Questões importantes da Bíblia

COMO SABER A DIFERENÇA ENTRE POSSESSÃO E OPRESSÃO?

 

O espírito maligno só poderá entrar na vida da pessoa se ela deixá-lo entrar, se se mostrar mais fraca que ele.

 

"Quando um homem forte, bem armado, guarda sua casa, seus bens estão seguros.
Mas quando alguém mais forte o ataca e vence, tira-lhe a armadura em que confiava e divide os despojos."Aquele que não está comigo é contra mim, e aquele que comigo não ajunta, espalha. Lucas 11:21-23

 

 Se formos mais fracos que o mal, e deixarmos ele nos dominar ai perdemos o domínio próprio, ou seja, o maligno começa a controlar nossas ações e reações, mas a tentação começa na mente, e aos poucos ele vai dominando a pessoa, a ponto dela não ter mais capacidade de se controlar.

Uma pessoa oprimida é aquela que está sendo bombardeada com pensamentos malignos, e uma pessoa possessa é aquela que se deixou dominar pelos pensamentos do mal, a ponto de não conseguir se conter.

 Você percebe que alguém está endemoniada quando esta não tem domínio de si, até tenta se controlar mas não consegue, faz coisas exageradas,  fica dominada por vícios, agressividade, maldade, sexualidade anormal, toda anormalidade que não seja uma patologia, provavelmente será uma possessão.

 Neste caso a única maneira de libertá-la é através da fé, onde uma pessoa de Deus usará o nome de Jesus e expulsará o demônio. Mas para ocorrer a plena libertação, a pessoa deve conhecer a verdade de Jesus e buscar o reino de Deus para dentro de si, pois o próprio Senhor disse que quando um espírito imundo sai de alguém, um dia ele volta e traz consigo outros sete espíritos piores, e se perceberem que o interior dela estiver vazio, eles entram e o estado final dela fica bem pior do que o anterior.

COMO VIVER LIVRES DO PECADO E DO DIABO?

 

Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. Lucas 10:19

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge. 
1 João 5:18

 

O segredo para ficarmos livre do maligno é o novo nascimento, se nascermos de novo, estaremos protegidos contra os ataques do maligno, em outro capítulo explicarei melhor sobre o novo nascimento.

  O Espírito Santo nos capacita com domínio próprio para resistirmos às tentações, e a pessoa que consegue dominar a língua é considerado homem perfeito capaz de dominar todo o corpo.

 

Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. 
Tiago 3:2

Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. 
Tiago 3:6

Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.
Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade.
Esse tipo de "sabedoria" não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. 
Tiago 3:13-17

 

PORQUE JESUS MORREU?

 

“e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” Tiago 1:15

 

 Toda humanidade se corrompeu, se afastou do Senhor, e cometeram atos de todos os tipos, desprezando o amor do Criador, Deus determinou que todo homem que pecasse iria morrer, morte espiritual, que significa a eterna separação do Senhor, como o nosso espírito é eterno, então após a morte física, o nosso espírito iria para uma “prisão perpétua”, ou seja, ficaríamos em um lugar por todo eternidade longe de Deus.

 Como a morte é a consequência do pecado, todos que pecaram estão condenados a viver longe de Deus eternamente, por isso Deus deu a lei a Moisés, dizendo que quando alguém pecasse deveria oferecer um animal para morrer em seu lugar, dessa forma seria substituído, e seria perdoado.

  Mas com este tipo de sacrifício não seria possível vencer o pecado, pois quando pecamos nos tornamos escravos do espírito do pecado, por isso muitas vezes queremos parar de praticar o erro e não conseguimos, pois estamos sendo escravizados pelo espírito que nos estimulou a pecar, embora não podemos culpar o diabo por nossas ações conscientes, pois ele tão somente nos seduz e nós caímos somente quando nos sentimos atraídos pela tentação, somos responsáveis por nossas ações.

 Como o pecado nos separa do Criador era necessário que alguém substituísse toda humanidade de uma vez por todas e destruísse o espírito de pecado. Mas não havia quem pudesse fazer um sacrifício perfeito por tantos pecados cometidos pelo homem, Deus sendo tão poderoso poderia acabar com todas as pessoas visto que estas se rebelaram contra Ele, porém Ele amou o mundo de uma maneira tão intensa que decidiu enviar a Terra o seu Filho, Jesus Cristo, para que vindo como homem sem pecado pudesse oferecer-se em sacrifício para pagar pelos pecados de todas as pessoas.

 Jesus é Deus, todo poderoso, abriu mão de toda a glória e veio como homem para nos ensinar sobre como podemos entrar no reino dos céus, e também para nos substituir, sendo castigado por nossos erros.

 A sua obra foi completa, na sua vida, morte e ressurreição o Senhor Jesus conquistou benção maravilhosas para nós, vamos observar algumas delas:

 

Jesus foi castigado pelos nossos pecados para termos paz

“o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele”
Isaías 53:5

Jesus levou nas suas feridas todas nossas doenças

“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças... e pelas suas feridas fomos curados.”Isaías 53:4-5
 

Jesus nos libertou do pecado

Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça. Romanos 6:18

Jesus nos comprou para Deus.

“e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.”
Apocalipse 5:9

Jesus veio para desfazer as obras do diabo.

Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. 1 João 3:8

Jesus se fez maldição para recebermos as bênçãos da lei.

“Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro".Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.” Gálatas 3:13-14

Jesus nos aproximou a Deus.

“Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,” Efésios 2:13-14

Jesus nos santificou.

“fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.” Hebreus 10:10

Jesus nos libertou do domínio do diabo.

“por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.”Hebreus 2:14-15

Jesus nos deu o direito de nascermos de novo e nos tornarmos filhos de Deus.

“Contudo, aos que receberam Jesus, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,” João 1:12

Jesus nos deu a vida eterna.

“Quem crê no Filho (Jesus) tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele". João 3:36

Deus nos ressuscitou e nos assentou com Jesus nos lugares celestiais (nos deu sua autoridade)

Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, 
Efésios 2:6

Jesus nos deu o direito de pedirmos o que quisermos ao Pai em seu Nome.

“Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome.” João 16:23

Jesus nos liberou da obediência à lei de Moisés.

“anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz,e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade.” Efésios 2:15-16

Jesus nos deu o seu Espírito Santo.

“quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,”
Efésios 1:13

Jesus nos deu poder através do Seu Nome para expulsarmos demônios, curarmos enfermos e fazermos milagres.

“Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados". 
Marcos 16:17-18

Jesus nos deu vida através do seu Nome

“estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” João 20:31

Jesus nos justificou

 

 

“sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 

Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,” Rm

 

Jesus nos livrou da condenação

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 
Romanos 8:1

Jesus nos tornou membros da família de Deus.

“Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,” Efésios 2:19

Jesus veio nos dar vida com abundância

O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. João 10:10

Jesus nos deu sua alegria

O Espírito do Senhor Deus está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,
para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes,
e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. 
Isaías 61:1-3

 

COMO RECEBEMOS A SALVAÇÃO?

 

Todas as bênçãos são nos dadas de graça através da fé.

*Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; Efésios 2:8

*Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.  Gálatas 3:26-27

*Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. 
Romanos 3:28

 

Tudo o que precisamos já nos foi concedido de graça através da obra de Jesus, agora precisamos receber essa salvação, através da fé no evangelho e essa fé exige algumas atitudes.

 

1º passo para a salvação: Ouvir o evangelho.

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17

Ouvimos a palavra através de uma pregação ou leitura bíblica, dessa forma se entendermos o Senhor nos dá a fé, que é a certeza.

 

2º passo para a salvação: Crer em Jesus.

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. 
João 6:47

Se crer em Jesus você estará dando o segundo passo para a salvação eterna.

 

3º passo para a salvação: Confessar com a boca a sua fé em Jesus.

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Romanos 10:9-10

 

4º passo para a salvação: Confessar a Deus os seus pecados.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:9-10

 

5º Passo para a salvação: Ser batizado nas águas.

Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. 
Marcos 16:16

 

6º Passo para a salvação: Conversão

“a fim de que, ‘ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados! ’" Marcos 4:12

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14

Converter significa mudar de direção, ou seja, agora a pessoa deve provar que realmente se arrependeu dos seus erros e deve tentar não mais praticá-lo, esse mudança depende do aprendizado que teremos da palavra e da ajuda dos irmãos e especialmente do Espírito Santo.

 

7º Passo para a salvação: Pedir o Espírito Santo e crer.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. 

João 14:26

O Espírito Santo dentro de nós é a comprovação máxima da nossa entrada no Reino de Deus, Ele vem morar no nosso interior e irá nos governar, e nos capacitar com habilidades especiais para enfrentarmos os obstáculos até a volta de Jesus.

Estes passos acima podem ocorrer em ordens diferentes.

PARA ACEITAR JESUS PRECISO LEVANTAR A MÃO E IR À FRENTE DA IGREJA?

 

Primeiramente a Bíblia não manda ninguém aceitar Jesus, precisamos que Ele nos aceite. A Palavra de Deus nos orienta a crer Nele e confessarmos nossa fé com nossa boca, e a partir daí iniciamos o processo de conversão, ou seja, de novo nascimento e entrada no Reino de Deus.

 

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Romanos 10:9-10

 

Ir à frente da igreja é um costume de alguns, mas não é mandamento de Deus, nem é obrigatório, você pode agora mesmo aí onde está confessar a Deus sua fé em Jesus e recebê-lo como seu Salvador. Peça que Jesus te aceite no Reino Dele, e que a partir de agora você deseja ser guiado pelo Espírito Santo. Essa atitude se for sincera, agora mesmo receberá sua salvação, deixemos de lado as cerimônias e obedeçamos a Palavra de Deus.

O QUE FAÇO PARA NASCER DE NOVO?

 

O novo nascimento descrito pela bíblia não representa a reencarnação, mas sim uma obra que acontece no nosso interior em vida, nos transformando em uma nova pessoa.

 Assim como para gerar um ser humano é necessário a ação de duas pessoas, um homem e uma mulher, para se gerar um filho de Deus é necessária a ação da Palavra de Deus e do Seu Espírito Santo.

As escrituras narram um acontecimento que explica bem essa questão.

 Jesus foi procurado por um dos maiores religiosos daquela época, pois ele desejava saber como o Senhor fazia tantas maravilhas.

 

Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.
Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele".
Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".
Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! "
Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito".
Perguntou Nicodemos: "Como pode ser isso? "
Disse Jesus: "Você é mestre em Israel e não entende essas coisas?
Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho.
Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais?
Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem. 
João 3:1-13

 Jesus disse para aquele homem que ninguém consegue enxergar o reino de Deus se não nascer de novo, pois o seu reino é espiritual, somente quem se torna espiritual pode ver e entrar nele.

Adão foi o primeiro homem criado, foi feito alma vivente, e Jesus foi o primeiro homem feito espírito vivificante, ou seja, o primeiro homem espiritual, ou seja, que nasceu do Espírito Santo e da água que significa a Palavra de Deus.

 

Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 1 Coríntios 15:45-50

 

 Para nos tornarmos cidadão desse reino precisamos nos tornar espírito.

Pois ninguém carnal consegue compreender as coisas espirituais do Reino dos céus, pois são compreendidas no âmbito espiritual, por isso Nicodemos não entendeu o que Jesus dizia pois ele era carnal.

Nascer de novo é ser gerado pelo Espírito de Deus juntamente com a Sua Palavra, quando ouvimos o evangelho de Cristo e cremos o Espírito Santo nos recria, nos dá um novo espírito.

Em Ezequiel 36:25-31 o Senhor descreve como seria o novo nascimento:

 

Nascer da água

Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.
 

Nascer do Espírito

Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.
 

Receber novo espírito

Porei um espírito novo em vocês

Recebemos um Novo coração (recebemos sensibilidade para crer, amar , ouvir e servir)

 Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.
 

Arrependimento

Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniquidades e das suas práticas repugnantes.

Conversão

E os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis

Entrada no reino

Vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados; vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
Eu os livrarei de toda a sua impureza. Convocarei o cereal e o tornarei numeroso, e não trarei fome sobre vocês.
Aumentarei os frutos das árvores e as safras dos campos, de modo que vocês não sofrerão mais vergonha entre as nações por causa da fome.

 

 

 

Que linda palavra, descrição clara do novo nascimento, é assim que acontece conosco, exatamente assim, todo esse processo representa a entrada no reino de Deus, não digo simplesmente do céu, mas do reino de Deus que começamos a viver aqui na Terra.

 Portanto a principal forma de saber se você nasceu de novo é o fato de estar vendo o reino de Deus, ou seja, entendendo a Palavra a respeito das coisas do Reino, pois ninguém sabe das coisas de Deus senão o Espírito de Deus, e nenhum homem carnal entende as coisas espirituais, por isso se estamos entendendo pode ter certeza que já nascemos de novo e temos o Espírito do Senhor em nós.

 

 Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória.
Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.
Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam";
mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.
Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus.
Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.
Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.
Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.
Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois"quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? " Nós, porém, temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:7-16

 

PRECISO FREQUENTAR UMA IGREJA OU POSSO SEGUIR JESUS SOZINHO MESMO?

 

“Aquele que se isola, busca somente seus próprios interesses, e rebela-se contra a sensatez.” (provérbios 18.1)

 

Dificilmente alguém conseguirá seguir o caminho de Jesus sozinho, embora em alguns casos isso seja necessário, pois existem lugares onde a pregação do evangelho é proibida.

 De alguma maneira temos que congregar, ou seja, nos reunirmos com o objetivo de mantermos comunhão com os irmãos, onde uns ajudam os outros, compartilhando a Palavra de Deus e orando uns pelos outros.

Jesus disse:

 

Também vos digo que, se dois de vós concordardes na terra acerca de qualquer coisa que pedirem isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:19-20

 

E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. 
Hebreus 10:24-25

 

Por isso é necessário que você ore e peça a Deus que lhe mostre um lugar onde será bom que você congregue, e compartilhe da fé com seus irmãos, mas sempre entenda que Deus não está no templo Ele passa a habitar no homem quando este passa pelo novo nascimento.

  

QUAL A DENOMINAÇÃO CERTA PARA FREQUENTARMOS?

 

Essa pergunta não pode ser respondida por ninguém, afinal de contas Deus é que sabe o que é melhor para nós. Por isso eu oriento que não pense que o templo é uma religião, mas na verdade deveria ser como uma escola, aonde nós vamos para aprender e ensinar.

 Hoje em dia as pessoas criaram denominações das mais variadas formas, e ensinam que esse determinado lugar é um ambiente santo, onde Deus habita, aonde nós vamos para nos encontrarmos com o Senhor.

 Essa mentalidade veio do antigo testamento, onde no templo de Israel a presença do Senhor ficava em um lugar chamado Santo dos Santos, e as pessoas iam até o local para adorá-lo, mas somente o sacerdote tinha o direito de se relacionar com Deus, ou seja, ninguém além do sacerdote poderia entrar na presença do Senhor. Nesse templo havia levitas, que louvavam a Deus, existiam várias cerimônias e regras obrigatórias e muito detalhadas para o culto ao Senhor.

 Agora nós não seguimos mais as leis de Moisés, e estas práticas não tem mais valor para o verdadeiro culto a Deus, embora muitas igrejas evangélicas trouxeram alguns desses conceitos e adicionaram aos seus templos. Considerando os seus templos como  sendo lugares sagrados, depois considerando o altar como morada de Deus, e assim também acreditando que os ministros são os únicos que podem se relacionar com o Senhor e enviar a mensagem Dele para o povo.

 O apóstolo Paulo disse que essas discussões a respeito da igreja certa, e essas divisões todas que já na sua época ocorriam eram pelo fato de que o povo ainda não tinha nascido de novo, eram carnais e não conseguiam discernir as coisas espirituais.

Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.
Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições,
porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?
Pois quando alguém diz: "Eu sou de Paulo", e outro: "Eu sou de Apolo", não estão sendo mundanos?
Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.
Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; 
1 Coríntios 3:1-6 

Não existe essa história de eu sou batista, eu sou metodista, ou eu sou da igreja tal, seja qual nome for, nós somos parte de uma igreja somente, somos um edifício espiritual, que se chama corpo de Cristo, não somos de ninguém, mas tão somente de Cristo.

“ e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus.” 1 Coríntios 3:23

 Vamos de modo resumidamente falar o que é uma igreja, pois teremos um livro específico para falar desse assunto com maior abrangência. 

 

<< 1 | 2